domingo, 4 de julho de 2010

Produtos Tradicionais da Madeira


Especial ATENÇÃO:

PONCHA DA MADEIRA - Quase uma caipirinha portuguesa. Mel, sumo de maracujá e aguardnte de cana-de-açúcar.

BOLO DE MEL DE CANA
- Bolo de cor escura, que é conferida pelo mel de cana, marchetado de cidra e com sabor característico, como resultado de utilização do mel de cana e de diferentes especiarias (canela da Índia, cravo da Índia, erva-doce em pó e gengibre). Tem a forma de um cilindro baixo, com diâmetro e pesos variáveis. É decorado, na parte superior, com amêndoas e nozes. Normalmente é comercializado envolvido em papel vegetal.

Para os madeirenses é um bolo característico do Natal nesta época, no entanto pode ser conservado durante vários meses mantendo as suas excelentes qualidades.

REBUÇADOS DE FUNCHO E EUCALIPTO - Rebuçados de aspecto artesanal, cilíndricos, de tamanho variável (1 a 2 cm), de cor amarelo-alaranjada, translúcidos e com sabor a funcho. São comercializados em pequenos sacos de plástico, não sendo embrulhados individualmente. Com o açúcar, a água e a essência de funcho obtém-se, por aquecimento, o ponto de bola dura. Depois da massa arrefecer, moldam-se pequenos charutos que são cortados, com uma faca afiada, em pequenos cilindros. Estes são depois envolvidos em açúcar fino, a evitar que se “colem” uns com os outros.

Os rebuçados de funcho são uma guloseima que pode ser comida a qualquer hora do dia. Por possuírem funcho, são utilizadas como calmantes para a tosse. Uma outra variante é os rebuçados de eucalipto, de cor verde, em que a essência de funcho é substituída pela essência de eucalipto.

O funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta aromática cultivada, encontrando-se também em modo espontâneo. Noutros tempos, aquando da descoberta da Ilha, as referências bibliográficas apontavam para a sua abundância, resultando no nome “Funchal”.

Os rebuçados de funcho bem como os rebuçados de eucalipto tornaram-se em produtos típicos procurados por nacionais e estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário